sexta-feira, 22 de maio de 2009

Pilates – a sua ginástica mais do que perfeita



Pilates é um método de alongamento e exercícios físicos que utilizam o peso do próprio corpo na sua execução. É uma técnica de reeducação do movimento, composto por exercícios profundamente alicerçados na anatomia humana, capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir lesões.


Elaborada em 1920 pelo alemão Joseph Pilates, que deu o nome a esta técnica, o método Pilates teve diversas influências, do yoga ao zen budismo, passando pelas artes marciais e até pelos exercícios praticados pelos antigos gregos e romanos. Pensando no princípio de “mente sã e corpo são”, Joseph criou uma actividade física baseada em seis princípios básicos: respiração, concentração, controle, alinhamento, centralização e integração de movimentos. Bem executada e orientada, a ginástica Pilates não traz impactos nocivos para as articulações, ligamentos e musculatura, sendo por isso indicada para seniores e para grávidas, por exemplo.

Benefícios para a saúde e para a mente

A ginástica Pilates compreende um conjunto de exercícios, que podem ser feitos no solo, com auxílio de objectos (como uma bola ou toalha) ou em máquinas específicas desenvolvidas para o efeito. O principal objectivo é exercitar todos os músculos do corpo, desenvolvendo a flexibilidade e a elasticidade, definindo e tonificando o corpo.


Através de movimentos de equilíbrio, que melhoram a postura, a ginástica Pilates previne fracturas e é muito utilizada na fisioterapia. Contudo, não é necessário ter qualquer tipo de limitação física para poder praticar Pilates, basta querer.


Mas o plano de eficácia do método Pilates abrange também o nível psicológico. O relaxamento mental é umas das principais trunfos desta técnica, que ajuda a equilibrar a mente, permite o auto-conhecimento e a libertação de tensões acumulados no quotidiano.


Outro aspecto do Pilates é a respiração: respirar bem é das primeiras coisas ensinadas neste desporto. Respirar adequadamente e ter uma postura positiva perante a vida, são dois pilares aprendidos e desenvolvidos no Pilates.Experimente… no Body in Shape!